Nome técnico: Reconstrução mamária

Parte do corpo: Seios

Indicação: Reparação da mama, total ou parcialmente, que pode ser devido principalmente a resseccao de câncer de mama, portanto uma seqüelas da mastectomia total ou parcial (quadrantectomias, setorectomias, tumorectomias...)

Mas também pode ser devido a:
1- má formação congênita
2- deficiências de crescimento mamário por fatores adquiridos
3- seqüelas de queimaduras
4- necrose por infecção (por exemplo, em casos de mastite puerperal)
5- outros

A reconstrução de mama pode ser feita imediatamente, junto com o mastologista que resseca a mama com câncer ou pode ser feita tardiamente após a instituição de todo tratamento adequado, como ressecção do tumor, quimioterapia e radioterapia.
Idade recomendada: Indiferente, pois toda paciente diagnosticada com câncer de mama, já é considerada candidata a reconstrução da mama como parte de seu tratamento.
Anestesia: Normalmente é anestesia geral.

Duração da cirurgia: Depende da cirurgia optada; colocação de expansor ou implante mamário 1 a 2 hs em média e cirurgia de retalhos musculares, em média 4 a 5 horas.

Permanência na clínica ou hospital: Nos casos das próteses e expansores, geralmente 1 dia de internação e nos casos de retalho muscular, 3 dias de internação em média.



Cicatriz: depende primeiramente da área do câncer e da técnica empregada pelo mastologista, as cicatrizes podem variar de paciente para paciente e devem ser discutidos com o seu cirurgião plástico.

Pré-operatório: Arquivo fotográfico, exames laboratoriais, exames específicos solicitados pelo mastologista e/ou oncologista e exames específicos para o paciente em questão.

Pós-operatório: Praticamente todas as modalidade necessitam de dreno, que é retirado em media em 3 dias de acordo com a quantidade do débito. O uso de sutiã pós cirúrgico por um mês Os pontos são geralmente retirados entre 10 e 21 dias, dependendo da evolução da cicatriz. Pacientes com expansores precisam retornar semanalmente para insuflar os expansores o que leva em media 2 a 3 meses.

Recuperação: O pós operatório e os fatores limitantes variam de acordo com o porte da cirurgia, como por exemplo, nas cirurgia de retalhos musculares, a restrição de esforço físico é maior e por 1 mês em média. A paciente deverá ficar afastada de esforços por 30 dias, evitando elevar os braços mais alto que os ombros nos primeiros 15 dias. A dor é tolerável com analgésicos e anti-inflamatórios. Em boas condições, a reconstrução mamária imediata permite a continuidade do tratamento (quimioterapia e radioterapia) sem prejuízo à paciente.

Complicações: Os riscos são inerentes às condições de cada paciente e aumentam proporcionalmente com o aumento do porte da cirurgia. A incidência de complicações aumenta muito quando a radioterapia é necessária. Assim como a incidência de intercorrencias na cirurgia de reconstrução é sabidamente maior que nas cirurgias estéticas. pode ocorrer uma deiscência (abertura dos pontos de sutura), sofrimento de pele e da aréola, coleção sanguinolenta ou serosa, denominada hematoma ou seroma respectivamente, alterações da cicatrização, infecção e problemas anestésicos. Pode haver extrusão do implante ou haver a necessidade de retira-lo. Tardiamente, o corpo humano pode reagir com uma resposta inflamatória e fibrótica intensa provocando a denominada contratura capsular.
Um preparo pré-operatório adequado é fundamental para tentar evitá-las, assim como escolher um cirurgião plástico habilitado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica para executá-la. O tabagismo aumenta sensivelmente a incidência de complicação, portanto é indispensável parar de fumar por pelo menos 20 dias antes da cirurgia.

Resultado definitivo: O resultado definitivo é alcançado em torno de 6 meses, tempo de amadurecimento da cicatriz e regressão do edema.


Ilustração da técnica cirúrgica:

Diferentes modalidades:
A reconstrução pode ser imediata ou tardia, nas seguintes técnicas:
1- reconstrução mamária com prótese ou expansores teciduais, seguido da prótese.*
2- reconstrução mamária com retalhos miocutâneos:
-de músculo grande dorsal (geralmente com prótese)**
-de músculo reto abdominal***
3- reconstrução mamária com retalhos micro-cirúrgicos
4- reconstrução mamária com retalhos dermogordurosos de vizinhança (geralmente com prótese)

A escolha da técnica a ser utilizada vai depender principalmente:
1- das condições locais de pele e músculos (área que vai receber o expansor ou retalhos)
2- condições das áreas doadoras (costas, abdome, locais que cederão retalhos)
3- biótipo (características físicas de quem necessita da cirurgia)
4- forma do tórax e forma e volume da mama oposta
5- necessidade de radioterapia, peso da paciente, tabagismo e outro fatores de risco

Algumas destas cirurgias são feitas em um só tempo, mas a grande maioria são necessários 2 ou 3 tempos cirurgicos para alcançar um resultado estético mais adequado.
De uma maneira geral, no 1º tempo a mama ausente é reconstruída, no 2º tempo a mama é refinada e a mamoplastia da mama contralateral, se necessária, é realizada. No 3º tempo são realizados os refinamentos mais específicos e a aréola e o mamilo são reconstruídos.
Atualmente, o Sistema Único de Saúde e os diferentes convênios custeiam as despesas da cirurgia, pois também consideram que a reconstrução da mama faz parte do tratamento.do câncer. Procure um cirurgião plástico com experiência em reconstrução de mama, a confiança no médico é fundamental em mais essa etapa de seu tratamento
Mesmo que seu médico não faca parte do corpo clinico do seu convênio, muitos planos, aceitam realizar a cirurgia por reembolso.

*Reconstrução com Expansor Tecidual
É melhor indicada para pacientes com mama pequena, sem ptose e não candidatas a radioterapia.
O expansor, que tem a aparência de uma prótese vazia, é colocado durante a mastectomia ou posteriormente a esta. Ele é inflado progressivamente com soro fisiológico para permitir que a pele e o músculo estiquem e no futuro troque o expansor por uma “protese” definitiva. Essas injeções de soro são ministradas em uma válvula que o expansor possui, que fica debaixo de sua pele, num local onde seu médico facilmente a identificará. São praticamente indolores.
Os movimentos de seu braço poderão ficar um pouco limitados, mas retornarão ao normal gradualmente.

**Reconstrução com Retalhos do Músculo Grande Dorsal
É melhor indicada para pacientes com ausência de cobertura adequada de pele após a mastectomia ou se a pele existente for de má qualidade principalmente após a radioterapia.
O músculo nas costas é ressecado juntamente com uma ilha de pele em fuso, e são transportados por um túnel sob a axila, para preencher a parte anterior. Respeitando o pedículo vascular que o alimentara nesta nova posição para o resto da vida. Este retalho apresenta escasso tecido subcutâneo, desta maneira, na grande maioria das vezes, uma prótese mamaria é associada para dar o volume e contorno adequado.
Os movimentos de seu braço ficarão, em certo grau, limitados, mas retornarão ao normal gradualmente.

***Reconstrução com Retalhos de Musculatura Abdominal
É melhor indicada para pacientes com ausência de cobertura adequada de pele após a mastectomia ou se a pele existente for de má qualidade principalmente após a radioterapia.

Contra-indicação: algumas cirurgias abdominais previas que inviabilizem o retalho, e outros fatores de risco como tabagismo, obesidade...

Uma faixa de tecido abdominal localizado abaixo do umbigo é retirado com a função de utilizá-lo para preencher o volume mamário. Internamente, o músculo reto abdominal é levado conjuntamente como vetor do tecido abdominal.
No pós operatório, pode haver necessidade de curvar-se para frente ao levantar ou andar nas primeiras semanas, e isso será correspondente ao volume retirado e disponibilidade de pele na região doadora. Esse incômodo é passageiro e o retorno é gradual e progressivo.

A reconstrução mamária, principalmente quando realizada imediatamente, pode trazer um beneficio psicológico imensurável, mas é importante saber que apesar do empenho do cirurgião plástico, o resultado final estético da mama nunca será idêntico a mama perdida ou a mama contralateral imitada, é importante reconhecer as dificuldades deste procedimento para valorizar seu resultado definitivo.

Depoimentos

"Hoje está fazendo um mês que realizei meu procedimento e a cada dia estou mais feliz. Tenho certeza que minha escolha pela Dra. Tatiana foi a melhor. Quero muito agradecer à ela e toda a sua equipe pelo carinho e dedicação e dizer que nos veremos outra vez. Bjooo"

Vivia

Dra. Tati,
Excelente profissional e uma pessoa incrível. Dona de um coração gigantesco, perfeccionista com seu trabalho, atenciosa e competente!
Sou muito grata a toda sua atenção e dedicação comigo!
Parabéns a você e sua equipe incrível, sucesso !!!
Abraços e beijos da sua paciência mais presente!rs

Juliana Martines

Grata por me ajudar! Dra, ja estou me vendo a bonequinha de mola....apelido carinhoso de amigas! A cada dia volorizo a sua atenção para comigo! E não basta apenas a palavra lhe sou grata....mas te prometo me cuidar; e nunca te decepcionar! Vc e td sua equipe médica; estão me dando uma oportunidade deu voltar a me AMAR...q Deus abençoe a cada um de vocês

Edna

Fiz uma cirurgia de ginecomastia com a Doutora Tatiana, e mudou minha vida, serei grato para sempre,eu realmente tinha uma expectativa bem grande com o resultado , pois meu caso nao era simples, e posso afirmar que graças a Deus e a doutora Tatiana o resultado ficou muito melhor do que eu imaginava.


Não tenho como te agradeçer doutora, muito obrigado que Deus te abençoe!


bjus

William

Dra. Tatiane, ou Dra. Tati, que ao meu ver combina mais com sua personalidade amável, é uma profissional maravilhosa.
Dona de uma capacidade incrível, um potencial admirável e uma doçura que deveria ser distribuída.
Só tenho a agradecer por toda a ajuda, atenção e carinho.
Ainda temos um caminho pela frente e não vejo a hora de termos a oportunidade de nos vermos novamente e fazer os últimos reparos.
Parabéns a você e sua equipe! Sucesso!!!!

Juliana

olha falar da Dra Tati e muito fácil, pois ela realmente e uma medica confiável, sempre que a procurei ( que foram varias vezes rsrs) ela sempre fez tudo e além do que pedi...sou fã indico muito muito ela....sem contar o pós operatório dela e top demais...uma cena que nunca sairá da minha cabeça e quando estava no centro cirúrgico já ia tomar o sossega leão ( anestesia rsrs) ai peguei na mão dela e falei Tati minha filha tem 7 meses quero pelo menos ver ela completando 1 ano, ela me deu um beijo na testa e disse jamais colocaria sua vida em risco.....eu confio demais nessa equipe

Bjos e obrigada por tudo...esse ano volto de novo rsrs

Luciane Barbosa

Voltar ao Topo
Template by JoomlaShine