Nome técnico: Gluteoplastia de Aumento

Parte do corpo: Glúteos

Indicação: Pacientes com nádegas pequenas ou que após emagrecimento tiveram grande redução do volume, sem que houvesse ptose importante (queda do bumbum). É realizada através da colocação de um implante de silicone dentro do músculo glúteo maior.

Idade recomendada: Após os 18 anos, depois de cessar o crescimento.e maturidade para decidir por uma cirurgia deste porte.

Anestesia: Peridural. Raramente geral ou local com sedação.

Duração da cirurgia: Em média 2hs

Permanência na clínica ou hospital: Geralmente um dia a dois dias.

Cicatriz: Discreta, no sulco entre as nádegas

Pré-operatório: Arquivo fotográfico, exames laboratoriais e, se necessário, exames específicos para o paciente em questão.

Pós-operatório: Costuma ser um pouco doloroso nas primeiras 48 horas, quando são utilizados analgésico e antiinflamatórios para amenizar o desconforto. O dreno é retirado geralmente em 2 ou 3 dias. O paciente deve repousar de bruços durante os primeiros 15 dias. Os pontos são geralmente retirados entre 7 a 21 dias, dependendo da evolução da cicatriz. É necessário o uso de malha compressiva por 1 ou 2 meses.

Recuperação: Aproximadamente 20 dias. É comum um certo grau de edema (inchaço) e equimose (roxidão), que costumam regredir em até 14 dias. Não costuma haver dor no pós-operatório. Redução transitória da sensibilidade na região operada é comum. Durante 2 meses, evitar esportes que exijam mais força desta região.

Complicações: Apesar de serem incomuns, pode ocorrer uma coleção serohematica (seroma) ou sanguinolenta (hematoma), deiscência (abertura dos pontos de sutura), alterações da cicatrização, sofrimento de pele, infecção, extrusão do implante. Um preparo pré-operatório adequado é fundamental para tentar evitá-las, assim como escolher um cirurgião plástico habilitado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica para executá-la. O tabagismo aumenta sensivelmente a incidência de complicação, portanto é indispensável parar de fumar por pelo menos 20 dias antes da cirurgia.

Resultado definitivo: O resultado definitivo é alcançado em torno de 6 meses, tempo de amadurecimento da cicatriz e regressão do edema.

Diferentes modalidades:
Autoenxerto de gordura na régio dos glúteos