Nome técnico: Lipoaspiração

Partes do corpo: Abdome superior e inferior, flancos anteriores e posteriores ("pneuzinhos"), cintura, culote, quadril, face interna das coxas, joelhos, braço, queixo duplo.

Indicação: Tratar a gordura localizada que dificilmente é eliminada com dieta e exercícios. Não deve ser indicada como método de emagrecimento. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica orienta que a retirada máxima de gordura não deve ultrapassar 7% do peso corporal. Cirurgias em áreas extensas e grandes volumes têm maior probabilidade de deixar irregularidades.
Se houver excesso de pele, e se a pele for de má qualidade, com pouco elasticidade, a lipoaspiração pode culminar com uma flacidez de pele ainda mais evidente.

Idade recomendada: Após a adolescência, quando cessar o crescimento.

Anestesia: Local (se área e quantidade pequena), peridural ou geral.

Duração da cirurgia: de 1 hora a 4 hs.

Permanência na clínica ou hospital: Geralmente até um dia.

Cicatriz: Discreta, pequenos cortes (menos de um centímetro), geralmente em uma prega natural.

Pré-operatório: Arquivo fotográfico, exames laboratoriais, ultra som de abdome, pelve e parede abdominal e, se necessário, exames específicos para o paciente em questão.

Pós-operatório: É necessário o uso de cinta elástica por pelo menos 1 mês. Os pontos são retirados, geralmente, em uma semana.

Recuperação: Repouso relativo por uma semana. A Drenagem linfática é obrigatória para uma recuperação mais rápida, menos edema, menos nódulos endurecidos, um resultado mais satisfatório e homogêneo. É comum edema importante e equimose (roxidão) por toda a área aspirada. Em 21 dias a equimose some e em um mês 70% do edema já regrediu. A dor é subjetiva, variando muito de pessoa para pessoa, em geral sente-se como uma dor muscular forte, apos um exercício físico muito intenso.

Complicações: Apesar de serem raras, as complicações com maior incidência são: seroma (coleção de liquido seroso), coleção sanguinolenta, denominada hematoma, tromboses e problemas anestésicos. Um preparo pré-operatório adequado é fundamental para tentar evitá-las, assim como escolher um cirurgião plástico habilitado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica para executá-la. O tabagismo aumenta sensivelmente a incidência de complicação, portanto, é indispensável parar de fumar por pelo menos 20 dias antes da cirurgia.

Resultado definitivo: O resultado definitivo é alcançado por volta de 6 meses, tempo de amadurecimento da cicatriz e regressão do edema.

Diferentes modalidades:

Lipoescultura: Lipoaspiração das gosrduras localizadas e enxerto em áreas com pouco volume ou deprimidas para melhorar ou realçar a forma.. Ex: Glúteos, sulco nasogeniano (ao redor da boca), sulco glabelar (entre as sombracelhas). Parte da gordura enxertada (em torno de 40%) é reabsorvida. A gordura que "pegar" fica permanentemente no local aplicado.

Vibro Lipoaspiração: É a lipoaspiração realizada a partir de um aparelho que faz a cânula vibrar, pode ser por ar comprimido ou elétrica, promovendo uma aspiração menos traumática, menor sangramento, menor dor pós-operatória. Com a desvantagem de custo adicional do aparelho, e possível risco de queimadura nos aparelhos elétricos.

Lipoaspiração Ultrassônica: É a lipoaspiração em que na primeira fase se insere uma cânula com ponta de ultrasom, que visa liquefazer a gordura. Logo em seguida, faz-se a lipoaspiração tradicional, para aspirar a gordura liquefeita e tambem a gordura integra. A vantagem é uma menor dor pós-operatória, menor sangramento. Desvantagem: custo adicional pelo aparelho, risco de queimadura pela cânula de ultrasom, lesão da célula adiposa pelo ultrasom, impedindo de reenxertá-la (lipoescultura).

Lipoaspiração a Laser: É igual à ultrassônica, mas com laser no lugar do ultrassom. É muito pouco realizada, sendo seus resultados ainda pouco estudados.

Mini Lipo, Euro Lipo ou Lipo Light: é uma lipoaspiração realizada por setor (por partes), com volume menor lipoaspirado, geralmente realizada em clinicas ou consultórios. A vantagem é um procedimento menor, menos doloroso e com recuperação mais rápida do que uma lipo em tempo único. Desvantagens: maior chance de irregularidades, menor satisfação com a retirada menor de gordura do que o esperado.
Hidrolipo Aspirativa (HLPA) ou Lipomodulação: conhecida também como hidrolipo aspirativa, é a associação da hidrolipoclasia do ultra som e a lipoaspiração tradicional. Vantagem: menos traumática, menos dolorosa, devido à ação antiinflamatória e analgésica do ultrassom. Desvantagens: geralmente realizada por setores, tendo muitas vezes um custo maior do que uma lipo realizada em tempo único e maior risco de irregularidade.

Todos os procedimentos acima são de alguma forma lipoaspiração e, portanto, somente podem ser realizados por cirurgiões plásticos. O Conselho Federal de Medicina, não reconhece como especialidade médicos de "medicina estética". Sendo assim, somente os cirurgiões plásticos são gabaritados e legalmente habilitados a fazerem qualquer tipo de lipoaspiração. Como em qualquer ramo da medicina, a segurança está diretamente relacionada com a escolha de um especialista, bem treinado.

Depoimentos

"Hoje está fazendo um mês que realizei meu procedimento e a cada dia estou mais feliz. Tenho certeza que minha escolha pela Dra. Tatiana foi a melhor. Quero muito agradecer à ela e toda a sua equipe pelo carinho e dedicação e dizer que nos veremos outra vez. Bjooo"

Vivia

Dra. Tati,
Excelente profissional e uma pessoa incrível. Dona de um coração gigantesco, perfeccionista com seu trabalho, atenciosa e competente!
Sou muito grata a toda sua atenção e dedicação comigo!
Parabéns a você e sua equipe incrível, sucesso !!!
Abraços e beijos da sua paciência mais presente!rs

Juliana Martines

Grata por me ajudar! Dra, ja estou me vendo a bonequinha de mola....apelido carinhoso de amigas! A cada dia volorizo a sua atenção para comigo! E não basta apenas a palavra lhe sou grata....mas te prometo me cuidar; e nunca te decepcionar! Vc e td sua equipe médica; estão me dando uma oportunidade deu voltar a me AMAR...q Deus abençoe a cada um de vocês

Edna

Fiz uma cirurgia de ginecomastia com a Doutora Tatiana, e mudou minha vida, serei grato para sempre,eu realmente tinha uma expectativa bem grande com o resultado , pois meu caso nao era simples, e posso afirmar que graças a Deus e a doutora Tatiana o resultado ficou muito melhor do que eu imaginava.


Não tenho como te agradeçer doutora, muito obrigado que Deus te abençoe!


bjus

William

Dra. Tatiane, ou Dra. Tati, que ao meu ver combina mais com sua personalidade amável, é uma profissional maravilhosa.
Dona de uma capacidade incrível, um potencial admirável e uma doçura que deveria ser distribuída.
Só tenho a agradecer por toda a ajuda, atenção e carinho.
Ainda temos um caminho pela frente e não vejo a hora de termos a oportunidade de nos vermos novamente e fazer os últimos reparos.
Parabéns a você e sua equipe! Sucesso!!!!

Juliana

olha falar da Dra Tati e muito fácil, pois ela realmente e uma medica confiável, sempre que a procurei ( que foram varias vezes rsrs) ela sempre fez tudo e além do que pedi...sou fã indico muito muito ela....sem contar o pós operatório dela e top demais...uma cena que nunca sairá da minha cabeça e quando estava no centro cirúrgico já ia tomar o sossega leão ( anestesia rsrs) ai peguei na mão dela e falei Tati minha filha tem 7 meses quero pelo menos ver ela completando 1 ano, ela me deu um beijo na testa e disse jamais colocaria sua vida em risco.....eu confio demais nessa equipe

Bjos e obrigada por tudo...esse ano volto de novo rsrs

Luciane Barbosa

Voltar ao Topo
Template by JoomlaShine