Nome técnico: Genoplastia ou Mentoplastia.

Parte do corpo: Queixo.

Indicação: O queixo pode se apresentar em posição mais avançada ou mais retraída, em relação ao seu posicionamento ideal na face. Para ambos os casos existem correções cirúrgicas. A mentoplastia mais comum é aquela que visa corrigir o retro-posicionamento através da inclusão de uma peça de silicone, pode haver a necessidade de diminuir a projeção do mento, sendo necessário a ressecção ou deslizamento ósseo.

Idade recomendada: A partir dos 17 anos

Anestesia: Local (na maioria dos casos)

Duração da cirurgia: Em média 1 hora

Permanência na clínica ou hospital: Segundo orientação do médico

Cicatriz: Nenhuma visível quando a incisão é interna; caso haja incisão externa a cicatriz fica na parte inferior do queixo

Pré-operatório: Arquivo fotográfico, exames laboratoriais, radiológicos e, se necessário, exames específicos para o paciente em questão.

Pós-operatório: Curativo por uma semana, que irá manter a prótese fixada. Geralmente os pontos não precisam ser retirados. Redução transitória da sensibilidade na região operada é possível. Recomenda-se alimentação pastosa para evitar a mastigação nas primeiras semanas.

Recuperação: 1 a 2 semanas.

Complicações: Apesar de serem incomuns, pode ocorrer uma coleção sanguinolenta, denominada hematoma, deiscência (abertura dos pontos de sutura), alterações da cicatrização, sofrimento de pele, infecção, lesões de nervos motores, alteração da sensibilidade e problemas anestésicos. Um preparo pré-operatório adequado é fundamental para evitá-las, assim como escolher um cirurgião plástico habilitado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica para executá-la. O tabagismo aumenta sensivelmente a incidência de complicação, portanto é indispensável parar de fumar por pelo menos 20 dias antes da cirurgia.

Resultado definitivo: O resultado definitivo é alcançado em torno de 6 meses (tempo de amadurecimento da cicatriz).

Associações possíveis e/ou recomendáveis: Rinoplastia, lifting facial.

Ilustração da técnica cirúrgica:

Diferentes modalidades:
Bioplastia no mento: Introdução de material de PMMA (PoliMetilMetacrilato), em caráter ambulatorial, em posição justa-ossea para projetar melhor o mento.